Pontos Turísticos

Cachoeira de Emas

Às margens do Rio Mogi Guaçu e distante 9 quilômetros da cidade, oferece restaurantes especializados em pratos à base de peixes, passeios de barco, pescarias, praias e quiosques, além da famosa cachoeira, onde, em 8 de dezembro, é comemorada a festa da Piracema, ou seja, a subida dos peixes para a desova.

  • img_galeria
    www.memoriadepirassununga.com.br

Ecomuseu Municipal

Mantido pela municipalidade, está instalado em antigo prédio da usina hidrelétrica, que conserva todas as características originais, em Cachoeira de Emas, e é o primeiro de peixes de água doce do Brasil. Abriga um conjunto de aquários com espécies do ecossistema dos rios Mogi Guaçu, Pardo e Grande, além de amplo acervo sobre a região, sua gente, animais, lendas indígenas, etc.

 

Onde:
 Rodovia Prefeito Euberto Nemésio Pereira de Godoy, s/nº; de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas. Visitas especiais mediante agendamento pelo telefone (0XX19) 3565-3770.

  • img_galeria
    www.memoriadepirassununga.com.br

Núcleo de Biologia de Peixes Fluviais "Dr. Pedro de Azevedo"

Unidade do Instituto de Pesca da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, tem como objetivos gerar, transferir e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos na área da pesca e da aqüicultura. 



Onde:
 Avenida Virgílio Baggio Filho, 85, Cachoeira de Emas, telefone e fax (0XX19) 3565-1200.

    Centro Nacional de Pesquisa de Peixes Tropicais CEPTA/IBAMA

    Órgão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama, produz e difunde conhecimentos científicos, tecnológicos, sócioeconômicos e ambientais para ordenamento do uso sustentável dos ecossistemas aqüáticos continentais, com ênfase nos recursos ictíicos tropicais, visando à execução de políticas nacionais de meio ambiente para melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

     

    Executa programas e projetos de pesquisa em biodiversidade e recursos genéticos, melhoria da qualidade ambiental e uso sustentado dos recursos pesqueiros. As atividades na área de ensino têm por objetivo capacitar técnicos em diversos campos de conhecimento, envolvendo técnicos de países das américas do Sul e Central.

     

    Onde: Rodovia Prefeito Euberto Nemésio Pereira de Godoy, km 6,5, Cachoeira de Emas, telefone (0XX19) 3565-1299, fax (0XX19) 3565-1318, caixa postal 64, e-mail cepta@cepta.ibama.gov.br; Visitas mediante agendamento.